Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dia do Farmacêutico

image

Solenidade foi marcada por reflexões sobre a busca obstinada dos farmacêuticos pelo conhecimento e pela qualidade dos serviços que prestam.

 

Aqualidade dos serviços prestados à população, a busca dos conhecimentos técnicocientíficos e humanísticos e a consciência de que deve imprimir um sentido de responsabilidade social em cada ação foram a tônica da solenidade comemorativa ao Dia do Farmacêutico, realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), na noite de 20 de janeiro de 2011, no auditório do Memorial JK, em Brasília. O auditório ficou pequeno para o grande número de pessoas que foram participar da cerimônia cujo momento mais aguardado foi a entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico pelo CFF a profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da saúde e o engrandecimento da profissão farmacêutica, no Brasil.

image

image

image

O EXEMPLO DOS PROVISIONADOS - Singelo, mas não menos emocionante, foi o breve pronunciamento do oficial de farmácia (provisionado) João José de Oliveira. “Feliz é o homem que recebe, mesmo sem merecer”, ressaltou, referindo-se à Comenda que lhe fora outorgada pelo CFF. Disse que jamais conseguiria retribuir a homenagem que tanto o deixou emocionado.

A homenagem ao Sr. João José de Oliveira foi o reconhecimento do Conselho Federal de Farmácia a todos os provisionados. Sobre eles, disse o Presidente do CFF: “Os provisionados são valorosos homens que, pela natural dificuldade de acesso ao ensino superior, não se formaram farmacêuticos, mas são da farmácia; não passaram pela Universidade, mas foram preparados pela vida, pela prática e pela necessidade para servir, num tempo em que, principalmente, nos interiores mais longínquos, o acesso à saúde era um sonho igualmente distante. Os provisionados foram bravos e únicos soldados da saúde, no seu tempo, em muitas comunidades”.

 

Muitos provisionados fizeram de suas farmácias reservas de solidariedade, de amizade e de manutenção da qualidade de vida das populações, em um tempo que não havia nenhum outro profissional da saúde, no lugar. Eram verdadeiros centros de convivência das sociedades.

Nascido em 1925, no sertão baiano, João José de Oliveira descobriu, cedo (aos 14 anos), a sua vocação para o mundo dos medicamentos, ao atuar como auxiliar na Farmácia do Povo, no Município de
Santa Luzia, hoje, Santa Luz, na Bahia. Em 1941, em Salvador, obteve o título de prático farmacêutico ou oficial de farmácia junto ao Departamento de Saúde da Secretaria de Educação e Saúde da Bahia. Um ano depois, criou a sua Farmácia Socorro, em Valente (BA), a primeira do lugar. Era o único referencial de saúde de toda aquela região pobre do Estado, desprovida de assistências médica, hospitalar e odontológica.

Mas se não teve a oportunidade de estudar Farmácia, João José esmerou-se em proporcionar o estudo aos filhos. Um deles, Aroldo Cedraz de Oliveira, é Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), e estava presente à solenidade do Dia do Farmacêutico. João José de Oliveira fez a seguinte revelação: “Em defesa da vida, realizei até o que não devia: procedimentos cirúrgicos e odontológicos, partos, atendimentos emergenciais, além da manipulação de medicamentos”. Lembra-se, como um dos momentos mais marcantes de sua lida, a chegada da penicilina, em Valente. A idade não lhe subtraiu o desejo de continuar a servir os conterrâneos. Aos 85 anos, lá, está ele, diariamente, de sol a sol, ao balcão de sua Farmácia Socorro, que completou 70 anos de fundada.

A cerimônia realizada pelo CFF reuniu autoridades políticas, Ministros do Tribunal de Contas da União, lideranças farmacêuticas, profissionais, acadêmicos de Farmácia e empresários, além de familiares dos homenageados. Após a solenidade, foi servido um coquetel aos convidados. “O coquetel é o momento para nós nos abraçarmos de perto”, anunciou o Presidente do Conselho.

image

 

Sr. João JoSé de oliveira,
Oficial de Farmácia Provisionado (Bahia).

image

O Conselho Federal de Farmácia, em 2011, traz uma novidade à solenidade do Dia do Farmacêutico: conceder o Mérito Farmacêutico a um provisionado. Há uma característica comum em todos esses intrépidos senhores: eles fizeram de suas farmácias uma pequena reserva de solidariedade, de amizade e de manutenção da qualidade de vida das pessoas, não se lhes interessando a cor, a religião e as condições sociais de quem busca o seu auxílio. O CFF não poderia, portanto, desconhecer o valor dos oficiais de farmácia (provisionados).

Assim, é o Sr. JOÃO JOSÉ DE OLIVEIRA. Nascido, em 1925, no sertão baiano, ele descobriu, cedo (aos 14 anos), a sua vocação para o mundo dos medicamentos.

Em 1941, em Salvador, obteve o título de Prático Farmacêutico ou Oficial de Farmácia junto ao Departamento de Saúde da Secretaria de Educação e Saúde da Bahia. Um ano depois, criou a sua Farmácia Socorro, em Valente (BA), a primeira do lugar. Era o único referencial de saúde de toda aquela região pobre do Estado, desprovida de assistências médica, hospitalar e odontológica. Mas se as dificuldades impostas pelo tempo, pelo distanciamento de sua cidade e pelas condições sociais não permitiram que JOÃO JOSÉ estudasse Farmácia, o mesmo já não aconteceu com os seus
filhos. Todos os esforços do pai foram no sentido de que buscassem o conhecimento. Assim, saiu do seio daquela família o brilhante Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Dr. Aroldo Cedraz de Oliveira. Figura central, líder inquestionável, foi natural que o Sr. JOÃO JOSÉ DE OLIVEIRA assumisse outros postos, como os de Delegado, Juiz de Paz, Vereador, Presidente da Câmara de Vereadores e Prefeito, por duas oportunidades. Mas o tempo não subtraiu de JOÃO JOSÉ o desejo de servir. Aos seus 85 aos, lá, está ele, diariamente, de sol a sol, ao balcão de sua Farmácia Socorro, que completou 70 anos de fundada.


A indicação da homenagem ao Sr. João José foi do Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos.

 

Fonte: http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/129/005a023_dia_do_farmacAutico.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário