Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

domingo, 27 de março de 2016

Trio Elétrico Marabá

image

O Trio Elétrico Marabá , exatamente como “nasceu”, em 01 de abril de 1962:
Um velho Crevrolet emprestado pelo empresário Bento Eloy; instrumentos de percussão emprestados pelo Jazz Ari e, ainda, as quatro bocas de alto-falantes, também emprestados…


Na primeira  foto vemos os fundadores do Trio:
Agachado, o Sr Orlando Amoedo Pinheiro, rádio-técnico; à sua direita, com o cavaquinho, o Sr Antonio Pinto, músico; e, ao lado deste, com o violão, o Sr Joaquim de Araújo Silva, que além de músico era comerciante. Por muitos anos esse trio animou os “Micaremes” de Coité, sendo extinto em 1987. Em homenagem ao saudoso Trio Marabá, foi criado recentemente pelo site Informe Coité, o Troféu Marabá, que irá premiar os artistas da terra, na Micareta.

A festa da Micareme em Coité, por tradição, sempre acontecia no sábado de aleluia, entretanto, por imposição da Igreja Católica foi aprovada uma Lei Municipal em abril de 1987 que alterava o nome para “Micareta” e transferia os festejos para o segundo domingo de Páscoa, e isto quase levou à extinção da festa…. Sorte dos coiteenses que há cerca de uma década a Micareta voltou a fazer parte do calendário de festas e, segundo dizem, é uma das melhores do interior baiano.

Por : Ediraci Silveira

quinta-feira, 24 de março de 2016

Origen del apellido Silva

 

No se conoce su origen con exactitud. Según algunos el fundador del linaje fue el Conde Don Pelayo Silvio que vivió a mediados del siglo X. Otros afirman que desciende de un pretor de Lusitania en la época de Nerón llamado Silvio. Para algunos proviene de Alderedo, príncipe godo que fue conde palatino con el rey Ramiro I, cuyo descendiente D. Gutierre Alderete de Silva sería en el siglo X el primero en llevar este apellido. Entroncan con casi todas las casas nobles de España.

Escudo de Armas del Apellido Silva
En campo de oro, un león rampante de púrpura coronado de oro. Algunos ponen el campo de plata y el león de gules.

image

quinta-feira, 3 de março de 2016

Terras do Mucambo e Simão

 

Data: 18 de agosto de 1930

Não entendi muito bem o que está escrito nesta escritura. O que consegui entender é que o vendedor é Candido Martins Balata e o comprador Isaias Francisco de Andrade. Também percebi que se trata de terras nas terras do Mucambo e Simão. O nome de Leopoldino Ramos Gordiano, consta duas vezes na escritura, mas acho que como testemunha, não tenho certeza.

Obs: Essa escritura estava guardada em uma lata em posse da minha avó Sineide Ramos. Na lata ela guardava escrituras antigas de imóveis que pertenceram a família. Em algum momento essa casa deve ter passado a pertencer a familia.

Simão e Mucambo 1930

Simão e Mucambo 1930 2